segunda-feira, 26 de abril de 2010

CASA 4: EU SINTO, EU NUTRO E SOU NUTRIDO


ANALOGIA: CÂNCER

REGENTE: LUA

ELEMENTO: ÁGUA

SEXO: FEMININO

QUALIDADE: CARDINAL


A quarta casa ( como a primeira, a sétima e a décima ) é um dos quatro ângulos do horóscopo. Esses pontos cardeias, como são chamados, são considerados líderes e proeminentes. Os nativos com grandes concentrações de planetas em qualquer uma das casas angulares estão destinadas a influenciar, de alguma maneira seus companheiros.

A quarta casa é uma área subjetiva. Diz respeito ao lar, as nessecidades de sentir-se protegido, o bem-estar, a pátria e as saudades, o entardecer da vida, as raizes familiares. Também as coisas da alma, as premonições e os sonhos, de onde realmente viemos.


POLARIDADES: A origem da vida, em contraposição ao objetivo da vida na casa 10.

domingo, 25 de abril de 2010

CASA 3: EU PENSO, EU ME COMUNICO


ANALOGIA: GÊMEOS

REGENTE: MERCÚRIO

ELEMENTO: AR

SEXO: MASCULINO

QUALIDADE: MUTÁVEL


A terceira casa da mandala astrológica é a casa da comunicação, rege o pensamento e seus padrões generalizados de raciocínio. Esta casa também inclui pequenas viagens, vizinhanças imediatas, as notícias, as novidades, as experiências cotidianas, as capacidades intelectuais, as faculdades de expressão, a lógica e a capacidade para aprender do nativo.


POLARIDADES: Os pensamentos prosáicos e a realidade dos noticiários, que valem por no máximo um dia, em contraposição ao pensamento superior e as verdadeiras convicções da casa 9.

sábado, 24 de abril de 2010

CASA 2: EU POSSUO, OS HAVERES


ANALOGIA: TOURO

REGENTE: VÊNUS

ELEMENTO: TERRA

SEXO: FEMININO

QUALIDADE: FIXO

A segunda casa do horóscopo se refere a natureza do suprimento e aos recursos. Esta é a casa das finanças, e dos haveres, no sentido de "posses" e no sentido de "hábitos", os fundamentos da segurança material, intelectual e emocional.

As riquezas e os bens, o meio de vida e a maneira de lidar com o dinheiro, a casa também inclui as propriedades e os assim chamados bens móveis.


POLARIDADES: Os valores tangíveis, em contraposição aos valores sutis da casa 8.

domingo, 18 de abril de 2010

CASA 1: EU SOU, EU ME PAREÇO, EU NASÇO


ANALOGIA: ÁRIES

REGENTE: MARTE

ELEMENTO: FOGO

SEXO: MASCULINO

QUALIDADE: CARDINAL


A casa 1 representa a nossa identidade, a aparência, o espírito básico, a porta pela qual entramos na vida física. As pessoas nos reconhecem e são influenciadas pela nossa maneira mais característica de nos movermos e expressarmos fisicamente.

A casa 1 é também a casa onde localiza-se nosso signo ascendente, ponto inicial, onde mostra o gráu do signo que está em ascensão no horizonte, na hora do nascimento. É como se fosse a PORTA DA FRENTE, através da qual entram as experiências da nossa vida, o ascendente está relacionado a impressão que nós causamos aos outros, em todos os sentidos, isso pode ser chamado de nossa personalidade, visto que é isso o que vem a tona. A natureza da primeira casa revela como nos MOSTRAMOS PARA OS OUTROS. Trata-se de como o mundo nos vê, quer esse mundo nos conheça sob outras aspectos ou não.


POLARIDADE: A Sensação que a pessoa tem de si, em contra-posição à experência que tem do outro, na casa 7.

AS CASAS ASTROLÓGICAS


Nada mais são do que as áreas específicas de experiências, da nossa condição humana, conhecê-las significa mais um passo na descoberta do grande mistério, que é a roda do zodíaco, grande expiral da dança da vida.

domingo, 11 de abril de 2010

TARÔ E ASTROLOGIA


Ao longo de toda sua história, o ser humano tem buscado nos oráculos respostas para sua vida. Os que no passado consultavam feiticeiras e adivinhos, certamente tinham os mesmos questionamentos daqueles que hoje procuram as leituras de Tarô ou as interpretações da Astrologia. Todos temos centenas de questionamentos sobre o presente e o futuro. Mas, para aceitarmos o que passou ou construirmos através de nossas ações e pensamentos o que está por vir, é preciso antes entendermos quem somos, como influenciamos o mundo ao nosso redor, de que forma estamos construindo, dia-a -dia, a nossa realidade.

Tarô e Astrologia são sistemas que possibilitam o encontro de uma direção para nossa vida, ensinam-nos a matermo-nos em harmonia com padrões mutáveis, criando um equilíbrio entre o karma e o livre-arbítrio, o racional e o intuitivo, o objetivo e o subjetivo. Levam-nos, também a observar nossas próprias atitudes em relação à vida, como o passado nos afeta hoje e a forma pela qual nossas esperanças e desejos nos auxiliam a criar o futuro.


O TARÔ:

O termo Tarô aplica-se a um baralho de 78 cartas dividido em dois grupos principais:

Os arcanos maiores, que são 22 cartas, e os arcanos menores em número de 56. Os arcanos maiores são compostos por 22 cartas numeradas de 1 a 21 e uma carta sem número, ou numerada com o zero- conhecida como LOUCO- As restantes trazem um número, um título e uma figura simbólica que normalmente descreve um quadro estranho à nossa cultura, como a RODA DA FORTUNA, o ENFORCADO ou A TEMPERANÇA. Estas figuras são a representação de arquétipos universais que despertam na mente humana uma história relacionada com a tendência geral da situação estudada. Os arcanos maiores ilustram, além do conhecimento do universo e de si mesmo, a vida humana; suas alegrias e dores, esperanças, amizades, casamentos, doenças e morte, etc.. Enfim, espelham a humanidade em suas multiplas facetas.

Os 22 arcanos maiores do Tarô podem ser associados à cabala, as runas, ao I ching, a mitologia, ao alfabeto hebraico, a numerologia, aos 22 capítulos do Apocalípse e a Astrologia, entre outras ciências. E é da associação com a Astrologia que nos ocuparemos. O Tarô busca nossos próprios padrões internos, as sementes que estão plantadas em nosso interior. E, assim como cada semente já contém o botão, o aroma, a cor, aflor desabrochada e seu murchar, as sementes de nosso interior contém nosso padrão interno e podem ajudar-nos a entender para onde nos levarão nossas ações futuras. O Tarõ, assim como a Astrologia, ensina importantes questões como o livre-arbítrio. Será que agimos de acordo com escolhas deliberadas ou seguindo padrões de comportamento imutáveis, ditados pelo nosso karma?

Será que experiências de vidas passadas tendem a manipular nossa vida em determinadas direções ou somos nós que determinamos essas direções?

As leituras de Tarô mostram essas influências combinadas e seus prováveis resultados. E é a partir desse conhecimento que nos tornamos os senhores de nossos destinos.


A ASTROLOGIA:

O principio da Astrologia pode ser explicado de forma simples e clara pela frase atribuida a Hermes Trimegisto, o três vezes sábio: " Assim, em cima como em baixo." Isso significa que a passagem de um astro no céu pode refletir, na terra, um acontecimento ou um estado de ânimo pessoal; o macrocosmos pode revelar-se no microcosmo.


TARÔ E ASTROLOGIA:

Embora esse breve estudo seja direcionado para a correspondência entre os 22 arcanos maiores do Tarô, os signos e os planetas, uma visão mais ampla dos sistemas combinados é necessária, para que possamos entender Tarô e Astrologia como parte de um todo.

O tarõ possui 78 arcanos: 22 arcanos maiores, relacionados a signos e planetas, e 56 arcanos menores, divididos em 4 naipes- Ouros, Copas, Espadas e Paus, ou terra, água, ar e fogo.

Assim como os Arcanos menores se relacionam aos decanatos do zodiaco. Sendo assim, temos 40 cartas numeradas, das quais retiraremos os quatro ases- Os ases não se relacionam a decanatos, mas representam a síntese do elemento de seu naipe. As 36 cartas restantes numeradas de 2 a 10- representam os 36 decanatos: 12 signos x 3 decanatos cada= 36 decanatos.

As 16 cartas da corte ou Realeza representam 16 tipos de personalidades diferentes. Doze delas estão relacionadas aos signos, ou especificamente aos gráus dos signos do zodiaco. Por exemplo, o Rei de paus é regido pelo signo de Aries, a Rainha de Copas por Peixes e o Príncipe de Espadas por Aquário. Pode-se dizer que essas doze cartas cobrem o mapa do céu. As quatro restantes, os Pagens, estão relacionados com os pólos.

Assim, Tarô e Astrologia formam, juntos, um harmonioso conjunto de sinais que, refletindo o macro no microcosmo, nos auxiliam nessa peregrinação da alma a que chamamos encarnação.

terça-feira, 6 de abril de 2010

SIGNOS ASTROLÓGICOS: PALAVRAS CHAVES


ÁRIES: Pioneirismo, liderança, entusiasmo, sexualidade impulsiva, raiva, coragem, audácia, egocentrismo.

TOURO: Amor ao luxo, conservadorismo, amante da natureza, avesso a mudanças, vida concreta, posses, praticidade.

GÊMEOS: Comunicação, curiosidade, superficialidade, estudo.

CÂNCER: Maternidade, cuidados, docilidade, vida doméstica, afetuosidade, mediunidade, aconchego, ancestralidade, emotividade.

LEÃO: Reinado, orgulho, ego, brilho, fama, realeza, generosidade.

VIRGEM: Detalhismo, crítica, amor ao serviço, preocupação excessiva com a saúde, austeridade, análise, economia.

LIBRA: Equilibrio, harmonia, beleza, amor ao outro.

ESCORPIÃO: Intensidade, poder, ciúmes, mistério, ocultismo, paixão, pactos.

SAGITÁRIO: jovialidade, fé, ensino, espírito aventureiro, esclarecimento.

CAPRICÓRNIO: Posição social, tradição, conservadorismo, esforço, organização, ambição, velhice.

AQUÁRIO: Ideais, intelectualidade, vanguarda, excentricidade, genealidade.

PEIXES: Fantasia, sonhos, o mundo espiritual, romantismo, amor altruista, compaixão, imersão no todo.

sábado, 3 de abril de 2010

PEIXES: DE 20 DE FEVEREIRO A 20 DE MARÇO


Peixes alimenta um grande desejo pelas experiências espirituais, pelos mundos transcendentes ou simplesmente pela liberdade em relação aos limites do corpo, que podem afigurar-se, subjetivamente, como uma prisão. Dão pouco valor as coisas do mundo material, e naturalmente prestam-se de maneira ideal para socorrer os desemparados, os rejeitados, os segregados e todos aqueles sem esperança no mundo, eles não os vêem como fracassados, mas simplesmente como outros seres humanos iguais a ele.

As pessoas de Peixes são um tanto esquisitas pelos padrões normais. Elas são o tipo de pessoas "domingueiras", que parecem estar fora de lugar num mundo tão cheio de pessoas " dias da semana". É bastante estranho, mais os piscianos não são os pregadores do mundo. Eles não são dados a converter os outros ao seu modo de vida. A pregação é, muitas vezes, uma espécie de venda de si mesmo, da qual os piscianos não necessitam. O caráter de Peixes está mais relacionado com a dissolução da forma, a redefinição de valores e a vontade de tornar o espírito novamente são. Peixes sabe exatamente como curá-lo.

SUA MAIOR FORÇA É A PAZ INTERIOR.


EXEMPLOS:

Os grandes pacificadores, conselheiros espirituais e artistas


TEMAS MITOLÓGICOS:

Os peixes que salvam os heróis ( Jonas ) engolindo-os e cuspindo-os depois de uma fase de purificação ( renascimento )

sexta-feira, 2 de abril de 2010

AQUÁRIO: DE 21 DE JANEIRO A 19 DE FEVEREIRO


Aquário desestabiliza os valores antigos para substitui-los por valores novos. Elimina as distinções de classe para criar a igualdade entre patrões e empregados, entre os sexos, entre as raças, as diversas culturas etc.. Ocupa-se da realização da utopia, da liberdade da pessoa e da implosão das estruturas arraigadas. Os aquarianos sempre parecem destacar-se da multidão, apesar de se considerarem intimamente envolvidos com os interesses de grupo. Eles parecem ter uma espécie de comunicabilidade ( simpatia mental ou emocional ) que transcende os vinculos costumeiros e que, portanto, lhes confere uma utilidade especial para o amor fraterno. O modo de pensar e sentir dos aquarianos atua num comprimento de onda rarefeito, que lhes dá não só um sentimento de superioridade, mas também uma qualidade irreal, pois ela não pode ser vinculada ou ligada aos fatos generalizados ao seu alcance. Isso os faz parecer imprevisíveis, desmiolados e excentricos. Os aquarianos tem um modo de se justificar que é mais perdoável pelos que estão sintonizados com seu comprimento de onda, mais que é exasperante para os que não estão. Os aquarianos podem ser encantadoramente amigáveis com a maioria das pessoas, mas não são muito intimos de ninguém.

SUA MAIOR FORÇA É SUA CONVICÇÃO PARA AGIR DE FORMA INDEPENDENTE.


EXEMPLOS:

Os grandes humanistas, filósofos, reformadores e racionalistas.


TEMAS MITOLÓGICOS:

Ganímedes, serviçal dos deuses que lhes apresentava as taças de néctar.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

CAPRICÓRNIO: DE 22 DE DEZEMBRO À 20 DE JANEIRO


Os verdadeiros homens de iniciativa sentem-se em casa no signo de Capricórnio. Aqui eles trabalham com paciência e perceverança para cumprir devidamente as tarefas que assumiram e levá-las a cabo. Os capricornianos sempre estão de olho em uma grande oportunidade, que perceguem até o amargo fim. É por isso que os capricornianos tendem a vencer no final, não por talentos superiores, mas por sua persistência. Diz que os capricornianos já nasceram velhos. Seus maneirismos são maduros desde o inicio e, as vezes, eles sentem prazer em restringir-se ou disciplinar-se a fim de obter algum lucro material. Eles são pessoas construtivas, práticas, e que tem confiança em si mesmas, cujas as metas geralmente foram testadas vezes sem conta.

Dúvidas e inseguranças geralmente não fazem parte do caminho de um capricorniano, pois mesmo que eles percebam que podem estar no caminho errado, eles não costuman mudar, e isso acaba os tornando amargos e infelizes, ainda assim, SUA MAIOR FORÇA É A REGULARIDADE E A CONSISTÊNCIA.


EXEMPLOS: Os patriarcas do antigo testamento ou o rei como primeiro dentre os servos do povo.


TEMAS MITOLÓGICOS:

Capricórnio, Atlas, São Cristóvão e outros que tiveram de carregar grandes fardos.