domingo, 30 de maio de 2010

A RODA DA FORTUNA




ORIGEM:




A Roda da fortuna, também conhecida como parte da fortuna, originou-se com uma das partes arábicas que começararam a se desenvolver na idade média, pelos árabes. Sabe-se que a cultura árabe enfatizava a matemática e a geometria. Os astrólogos europeus passaram a adotar essas partes na interpretação do gráfico, mas deram importância principalmente à parte ou roda da fortuna. O astrólogo inglês John Gadbury também fez uma relação das partes arábicas, recentemente. Pessoas costumavam usá-las nos gráficos sem entenderem o seu real significado e a sua função. Uma parte deve ser analisada de acordo com o relacionamento entre os planetas: a parte é uma expressão matemática da dinâmica do relacionamento entre dois astros.


o gráu onde se encontra a Roda da fortuna é um gráu de grande sensibilidade porque ele é formado de 3 pontos: Ascendente, Sol e Lua. O número 3 em ocultismo, é um número muito importante. Quando os princípios de 3 números são colocados juntos, eles formam um triângulo e ai, alguma coisa acontece. Todas as partes são compostas de 3 elementos: Ascendente e 2 planetas. A mais importante é a roda da fortuna. O começo da Roda da Fortuna é o ascendente, o fim é a Lua, já que o final traz sempre uma exaltação emocional, e o ponto dinâmico é o Sol, onde está a vontade do homem.

domingo, 23 de maio de 2010

CASA 12: EU SONHO, EU MEDITO, EU ME TRANSPORTO


ANALOGIA: PEIXES

REGENTE: NETUNO

ELEMENTO: ÁGUA

SEXO: FEMININO

QUALIDADE: MUTÁVEL


A Décima segunda casa é o final da estrada onde nos encontramos depois de passar através de todas as outras fases da vida. Sendo o fim de tudo ( antes de sugerir um novo começo em outro ciclo), ela detém os segredos da vida e as motivações ocultas ou subconscientes de qualquer vida que virá. Também detem o segredo das vidas passadas que precederam a atual. Obviamente, trata-se da menos entendida área do horóscopo e, incompreensivelmente, da área mais assustadora para os mortais comuns. Esta é a área das experiências transcendentais, do extase, do sacrificio, da transfiguração, do retirar-se do mundo.

Na décima segunda casa temos a soma final de todos os nossos valores. Depois que a nossa individualidade é criada ( mostrada pela primeira casa ), moldada em forma, método e padrão ( revelados na quarta casa ) acaompanhada( ou abandonada ) pelos outros ( mostrada na sétima casa ) julgada e rotulada ( o que se vê na décima casa ), chegamos ao ponto em que o nativo encara o seu subconsciente- o armazem de toda a consciência. É neste lugar que o nativo faz um exame completo de consciência e que deve JULGAR-SE A SI MESMO.


POLARIDADES: A dissolução e todas as coisas incompreensiveis e ilimitadas, em contraposição à ordem, à clareza e aos limites claros que caracterizam a casa 6.

CASA 11: EU FAÇO AMIZADES, EU ME INTEGRO AO GRUPO


ANALOGIA: AQUÁRIO

REGENTE: URANO

ELEMENTO: AR

SEXO: MASCULINO

QUALIDADE: FIXA


A Décima primeira casa é o setor das amizades, ela fala das experiências de grupo, de espírito de equipe, é onde buscamos nos juntar a amigos que tenham inclinações parecidas com as nossas.

Essa é a casa que representa nossa interação com o grande grupo, sendo ele, a sociedade, as irmandades espirituais, os partidos políticos e todos os tipos de grupos que possamos nos filiar por afinidade de pensamento.


POLARIDADES: O Espírito comunitário e a cooperação, em contraposição à competição e o predominio do "eu", que marcam a casa cinco.

domingo, 16 de maio de 2010

CASA 10: EU ME ESFORÇO, EU SUBO NA VIDA


ANALOGIAS: CAPRICÓRNIO

REGENTE: SATURNO

ELEMENTO: TERRA

SEXO: FEMININO

QUALIDADE: CARDINAL


A Décima casa da roda do zodíaco mostra as ambições e a meta consciente de cada um de nós, ela recolhe, solidifica e canaliza os nossos melhores esforços ou a substância real de nossas convicções intimas. A idéia básica da décima casa é chamar a atenção do público, a vocação, a profissão, o reconhecimento público de algum talento nosso. Ela representa a fama, a honra, o sucesso, em suma, o objetivo da vida, que é chegar ao topo.


POLARIDADES:

O topo da árvore da vida, em contraposição as suas raizes, na casa 4.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

CASA 9: EU CREIO


ANALOGIA: SAGITÁRIO

REGENTE: JÚPITER

ELEMENTO: FOGO

SEXO: MASCULINO

QUALIDADE: MUTÁVEL


A nona casa é a casa do aprendizado mais elevado. Ela representa o ponto no qual muitos pensamentos são concentrados e classificados numa causa ou principio. Assim são criadas as leis, as religiões e as filosofias, bem como todos os tipos de principios que, em essência, representam o pensamento de muitos intelectos. Se a terceira casa representa a mente individual, a nona casa representa a mente coletiva depois que esta se organizou.

Esta é a casa dos conceitos superiores e da expansão dos horizontes por meio das viagens interiores e exteriores, é onde se busca a verdade e o sentido da vida.


POLARIDADES: As convicções profundas e os valores fundamentais, em contraposição as informações sóbrias e objetivas da casa três.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CASA 8: EU SONDO, ME APROFUNDO, ME TRANSFORMO


ANALOGIA: ESCORPIÃO

REGENTE: PLUTÃO

ELEMENTO: ÁGUA

SEXO: FEMININO

QUALIDADE: FIXA


Neste ponto, chegamos a uma das áreas misteriosas do horóscopo, que geralmente é mal entendida pela maioria das pessoas, inclusive por astrólogos. É provável que isso ocorra devido ao lado dificil comum a todos os três fatores ( a oitava casa, escorpião e Plutão ) que amedronta certas pessoas. A oitava casa é uma área que representa todos os enigmas da vida. Todos os tabus e a transgressão deles, as experiências de marginalidade, a morte e renascimento, as experiências sexuais mais profundas, o orgasmo como manifestação de morte e renascimento, as transformações da vida, todas as coisas secretas e profundas.


POLARIDADES:

Os bens e valores da alma, em contraposição aos bens e valores concretos da casa dois.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

CASA 7: EU ME ENVOLVO COM O OUTRO


ANALOGIA: LIBRA

REGENTE: VÊNUS

ELEMENTO: AR

SEXO: MASCULINO

QUALIDADE: CARDINAL


A sétima casa é a casa das outras pessoas, do modo como elas se relacionam conosco. Ela representa todos os tipos de associações, casamentos, negócios, etc...

Também representa os nossos inimigos declarados e adversários óbvios, os que nos desafiam ou auxiliam de alguma forma. Na primeira casa, é tudo "eu". Na sétima, é tudo "eles", ou o outro. Ela representa até que ponto nós dependemos dos outros e também a extenção em que os outros nos ajudam ou nos orientam. A sétima casa define a disposição de adaptar-se e ceder dentro da relação a dois, o dar e receber nos relacionamentos.

Ela nos mostra a outra pessoa como nossa tela de projeção.



POLARIDADES: A "vitima" da obsequiosidade em contraposição ao desenvolvimento ilimitado do 'eu" na casa 1.

quinta-feira, 6 de maio de 2010

CASA 6: EU SIRVO, ME PREOCUPO COM A SAÚDE


ANALOGIA: VIRGEM

REGENTE: MERCÚRIO

ELEMENTO: TERRA

SEXO: FEMININO

QUALIDADE: MUTÁVEL


A sexta casa é a casa da responsabilidade. Ela representa dever, serviço, obrigações e o senso de que, ou você deve algo aos outros, ou os outros lhe devem algo. Assim, é a casa dos servidores e dos patrões e também do papel que se representa como empregado ou empregador. Também se considera essa casa como representante da doença e da sáude, a predisposição as doenças, a medicina tradicional e alternativa.

A natureza da sexta casa é um tanto kármica, na medida em que o motivo desta sensação de obrigação ou dever a ser cumprido, esteja de alguma maneira, relacionado com associações não muito óbvias a primeira vista.


POLARIDADES: A integração do eu, em contraposição ao sacrifício do eu na casa doze.

domingo, 2 de maio de 2010

CASA 5: EU ME DIVIRTO, EU ME MOSTRO, EU NAMORO


ANALOGIA: LEÃO

REGENTE: SOL

ELEMENTO: FOGO

SEXO: MASCULINO

QUALIDADE: FIXA


A quinta casa é a casa da auto-expressão criativa, é onde você mostra suas habilidades e como elas o destacam dos demais. Aqui tudo se faz por diversão, por prazer, sem nenhuma conotação de dever. Aqui mora a criança interior, aqui se joga desde o brincar com crianças até o jogo do amor. A sedução, o erotismo, a sexualidade e os casos amorosos, as especulações e os passatempos. Tudo faz parte da quinta casa. Aqui abro um parentese para explicar que mais de uma casa no zodíaco expressam o amor. O amor romântico e amor pelos nossos filhos são encontrados na quinta casa. O amor por um companheiro ou companheira fixo é encontrado na sétima casa. O lado sensual do amor, que trata mais da sexualidade propriamente dita, é assunto da oitava casa. O amor aos oprimidos, e infelizes é encontrado na décima segunda casa.

Mas o amor no sentido comum que todos conhecemos é o amor romântico, e esse é mostrado claramente na quinta casa do horóscopo.


POLARIDADES:

A enfase no Eu e na expressão do Eu, em contraposição à integração de um grupo na casa onze.