domingo, 11 de abril de 2010

TARÔ E ASTROLOGIA


Ao longo de toda sua história, o ser humano tem buscado nos oráculos respostas para sua vida. Os que no passado consultavam feiticeiras e adivinhos, certamente tinham os mesmos questionamentos daqueles que hoje procuram as leituras de Tarô ou as interpretações da Astrologia. Todos temos centenas de questionamentos sobre o presente e o futuro. Mas, para aceitarmos o que passou ou construirmos através de nossas ações e pensamentos o que está por vir, é preciso antes entendermos quem somos, como influenciamos o mundo ao nosso redor, de que forma estamos construindo, dia-a -dia, a nossa realidade.

Tarô e Astrologia são sistemas que possibilitam o encontro de uma direção para nossa vida, ensinam-nos a matermo-nos em harmonia com padrões mutáveis, criando um equilíbrio entre o karma e o livre-arbítrio, o racional e o intuitivo, o objetivo e o subjetivo. Levam-nos, também a observar nossas próprias atitudes em relação à vida, como o passado nos afeta hoje e a forma pela qual nossas esperanças e desejos nos auxiliam a criar o futuro.


O TARÔ:

O termo Tarô aplica-se a um baralho de 78 cartas dividido em dois grupos principais:

Os arcanos maiores, que são 22 cartas, e os arcanos menores em número de 56. Os arcanos maiores são compostos por 22 cartas numeradas de 1 a 21 e uma carta sem número, ou numerada com o zero- conhecida como LOUCO- As restantes trazem um número, um título e uma figura simbólica que normalmente descreve um quadro estranho à nossa cultura, como a RODA DA FORTUNA, o ENFORCADO ou A TEMPERANÇA. Estas figuras são a representação de arquétipos universais que despertam na mente humana uma história relacionada com a tendência geral da situação estudada. Os arcanos maiores ilustram, além do conhecimento do universo e de si mesmo, a vida humana; suas alegrias e dores, esperanças, amizades, casamentos, doenças e morte, etc.. Enfim, espelham a humanidade em suas multiplas facetas.

Os 22 arcanos maiores do Tarô podem ser associados à cabala, as runas, ao I ching, a mitologia, ao alfabeto hebraico, a numerologia, aos 22 capítulos do Apocalípse e a Astrologia, entre outras ciências. E é da associação com a Astrologia que nos ocuparemos. O Tarô busca nossos próprios padrões internos, as sementes que estão plantadas em nosso interior. E, assim como cada semente já contém o botão, o aroma, a cor, aflor desabrochada e seu murchar, as sementes de nosso interior contém nosso padrão interno e podem ajudar-nos a entender para onde nos levarão nossas ações futuras. O Tarõ, assim como a Astrologia, ensina importantes questões como o livre-arbítrio. Será que agimos de acordo com escolhas deliberadas ou seguindo padrões de comportamento imutáveis, ditados pelo nosso karma?

Será que experiências de vidas passadas tendem a manipular nossa vida em determinadas direções ou somos nós que determinamos essas direções?

As leituras de Tarô mostram essas influências combinadas e seus prováveis resultados. E é a partir desse conhecimento que nos tornamos os senhores de nossos destinos.


A ASTROLOGIA:

O principio da Astrologia pode ser explicado de forma simples e clara pela frase atribuida a Hermes Trimegisto, o três vezes sábio: " Assim, em cima como em baixo." Isso significa que a passagem de um astro no céu pode refletir, na terra, um acontecimento ou um estado de ânimo pessoal; o macrocosmos pode revelar-se no microcosmo.


TARÔ E ASTROLOGIA:

Embora esse breve estudo seja direcionado para a correspondência entre os 22 arcanos maiores do Tarô, os signos e os planetas, uma visão mais ampla dos sistemas combinados é necessária, para que possamos entender Tarô e Astrologia como parte de um todo.

O tarõ possui 78 arcanos: 22 arcanos maiores, relacionados a signos e planetas, e 56 arcanos menores, divididos em 4 naipes- Ouros, Copas, Espadas e Paus, ou terra, água, ar e fogo.

Assim como os Arcanos menores se relacionam aos decanatos do zodiaco. Sendo assim, temos 40 cartas numeradas, das quais retiraremos os quatro ases- Os ases não se relacionam a decanatos, mas representam a síntese do elemento de seu naipe. As 36 cartas restantes numeradas de 2 a 10- representam os 36 decanatos: 12 signos x 3 decanatos cada= 36 decanatos.

As 16 cartas da corte ou Realeza representam 16 tipos de personalidades diferentes. Doze delas estão relacionadas aos signos, ou especificamente aos gráus dos signos do zodiaco. Por exemplo, o Rei de paus é regido pelo signo de Aries, a Rainha de Copas por Peixes e o Príncipe de Espadas por Aquário. Pode-se dizer que essas doze cartas cobrem o mapa do céu. As quatro restantes, os Pagens, estão relacionados com os pólos.

Assim, Tarô e Astrologia formam, juntos, um harmonioso conjunto de sinais que, refletindo o macro no microcosmo, nos auxiliam nessa peregrinação da alma a que chamamos encarnação.

Um comentário: