domingo, 4 de julho de 2010

PLANETAS RETRÓGRADOS


ORIGEM:


Olhando a Terra parece que o planeta anda para tráz, isso, entretanto, não acontece. O planeta retrógrado fica mais perto da Terra do que quando caminha direto. Existem 2 tipos de situações retrógradas: quando se trata de Mercúrio e Vênus, que são planetas inferiores, isto é, situadas antes da Terra, e quando se trata dos demais, que são planetas superiores.

A aproximação do planeta com a Terra no passo retrógrado, tira a objetividade do planeta, da mesma forma que quando desejamos ver bem um quadro precisamos manter uma certa distância. Vê-se o planeta intensa e intimamente, mas perde-se o senso de perspectiva. Quando envolvemo-nos profundamente com alguma coisa arriscamo-nos a fazer erros de julgamento. Para se ter uma boa perspectiva é preciso abrir mão da intimidade. Consequentemente, com os planetas retrógrados, deve-se procurar um equilíbrio. O efeito dos planetas retrógrados tem sido controvertido sendo que autores antigos chegavam a dar-lhe conotações negativas, que iam desde um malefício até ao enfraquecimento do planeta. Existe, ainda, uma outra teoria. A teoria esotérica. A energia do planeta retrógrado indica um problema trazido de outra vida, uma situação já conhecida, à semelhança do "deja vu". A sua ligação kármica está no movimento para trás. O planeta anda para trás e é como se a pessoa regressasse a uma situação anterior, carregando consigo uma forte memória de outra vida para esta vida.

Karmicamente seria tentar resolver uma situação inacabada. Algumas vezes não há fronteira entre uma vida e outra, as lembranças podem ser tão fortes que nem seuqer são reconhecidas como memórias, é como se fosse o próprio presente. E no entanto, a pessoa está sendo magnéticamente atraida para a mesma situação. Certos problemas, como fobias e reações habituais, acontecimentos ou pessoas que foram suficientemente significativas em outras vidas continuam exercendo influência sobre a pessoa, pois nas áreas onde estão os retrógrados não parece haver uma demarcação entre uma vida e outra. Buda ensinou: Você é o que você pensa, tendo se tornado o que você pensou. Isso é o karma. Cada pensamento seu será manifestado fisicamente. Algumas vezes o efeito é imediato e pode-se sentir a lei de causa e efeito da mesma forma quando se atira uma pedra num lago e se observam as bolhas. Mas algumas vezes o efeito demora muitos anos e torna-se dificil fazer a ligação entre pensamento e manifestação.

Entretanto, tudo se segue; nenhum homem pode ir a algum lugar sem antes ter vindo de algum lugar. O homem está constantemente procurando o caminho da sua casa e define a sua felicidade pela certeza de estar trilhando o caminho certo. Seja lá para onde o homem vai, sempre está indo para casa. As suas lições kármicas são o mapa da sua estrada, com paradas, curvas, pontes, retornos a serem ultrapassados até chegar definitivamente em casa, isto é, ao aperfeiçoamento.

O signo do planeta retrógrado, esotéricamente indica a maneira como a pessoa vem repetindo experiências de vidas passadas em relação a natureza do planeta. A casa onde está o planeta retrógrado indica em que circunstâncias a pessoa está vivenciando uma situação semelhante de acordo com a natureza do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário