terça-feira, 26 de janeiro de 2010

MERCÚRIO : O SENHOR DA MENTE


No Egito era Thot, conhecedor dos segredos e mistérios, adorado como apaziguador porque trazia harmonia ao povo através de suas poesias. Era o escriba dos deuses e responsável pelos livros divinos. Aparece, também como Hermes Trimegistro, pai de todas as ciências. Entre os gregos, Mercúrio era filho de Zeus e Maia, e logo após seu nascimento mostrou sua grande inteligência.

Ao nascer, Mercúrio estava enfaixado e imediatamente desatou sua faixa e seus nós, ficando livre. Aquele que ata e desata tem o poder supremo, o poder de prender ou soltar alguém. Esse símbolo aparece na aliança do casal - foi atado pelo poder divino, e também os sacerdotes usavam-na. Mercúrio usa um chapéu que lhe dá invisibilidade, sapatos com asas que lhe dão rapidez, uma blosa para guardar seus lucros e um caduceu que é uma espécie de bastão que narcotiza, mas também símbolo de sabedoria. No ser humano, Mercúrio representa o pensamento, reflexão, a análise e a troca de idéias. É um planeta neutro que vai adquirir as características daquele com que fizer algum aspecto. Se não houvesse Mercúrio, não haveria a mente racional e o homem seria puramente instintivo. A mente pode construir ou destruir, pode relacionar coisas e pessoas entre si ou aliená-las. É a capacidade de aprender e assimilar suas experiências e achar um meio de comunicá-las, por em prática, e também de comunicar seus pensamentos.

O seu forte atributo é ligar fatos e fatores. Mercúrio é o princípio de identificação, aquilo que dá nome as coisas e a exteriorização do pensamento. Mercúrio simboliza a mente e dentro dos processos da mente existem 4 estágios:


1: Mente instintiva: Que pensa como sua tribo pensa, pelo medo, deseja, sentimento, preconceito, etc.. e que está ligada a Lua.


2:Mente discriminativa: Que faz sua escolha individual, o pensamento livre, e que está ligada a Mercúrio.


3:Mente moralista : Que são os conceitos que as pessoas fazem e está ligada a Júpiter.


4:Mente psíquica e telepática, que está ligada a Netuno.


Mercúrio rege 2 signos: Gêmeos e Virgem;

Em Gêmeos, o conhecimento permanece na sua infância se não for expressado nas encarnações; em Virgem, o conhecimento é aplicado útil e concretamente.

É através de Mercúrio que se aprende a lei de causa e efeito. Os aspectos críticos de Mercúrio podem indicar o mau uso do intelecto e da razão em outras encarnações. Os aspectos mais fáceis mostram uma mente mais clara e com mais facilidade de aprender ou preencher seus ideais. É preferível que Mercúrio tenha qualquer aspecto do que não ter nenhum, porque o aspecto canaliza a energia do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário