sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

JÚPITER: O SENHOR DA ABUNDÂNCIA


O Sol é o poder espiritual e Júpiter é o poder temporal. Para os Egípicios era Amon, deus de Tebas no alto Egito. O deus invisível que animava todas as coisas e acompanhava as guerras imperiais. Na Índia era também Vishnu, o preservador. Para os gregos era Zeus, o grande deus que reinava no Olimpo,a montanha sagrada. Teve vários amores e filhos e sua mulher Hera, passava a maior parte do tempo tomando conta dele. Seus atributos eram as nuvens, os raios e trovões. Em Roma foi chamado de Júpiter e sua mulher de Juno. No dia do casamento de ambos, Juno deu-lhe um fruto dourado para comer, á semelhança de Adão e Eva.

Na astrologia, Júpiter representa a necessidade de espiritualidade e de religiosidade. Além disso é a extenção do instinto primitivo encontrado nos demais planetas anteriores. É o crecimento de qualquer coisa, embora na sua função mais evoluida seja o crescimento do conhecimento e do entendimento. Conhecido na antiguidade como o grande benéfico, o planeta do sucesso e da boa sorte, porque aumentava o que tocava, tem também o seu sentido negativo, aumentando uma doença ou um vício, por exemplo. É de se notar sua tendência ao excesso, desperdício, relaxamento.

Consequentemente, Júpiter simboliza o princípio da expansão na esfera de ação e de experiências na qual a pessoa vive, todos nós nascemos dentro de um certo espaço e durante a vida procuramos alargar esse espaço, isto é, incorporar o máximo que puder do mundo externo- talvez para recriar o sentimneto de união com o todo que se tinha antes de nascer.

A expanção que o planeta Júpiter propõe vai se mostrar no alargamento cultural através de viagens por paises ou por metas filosóficas ou até de uma religião para outra. É o desejo de participar de tudo aquilo que está além do horizonte, a distância fascina, há alguma coisa nova a aprender lá longe...

Júpiter é gráu, o mestre espiritual, o pai espiritual, o professor que ensina para ir mais além.

Esse é Júpiter, o anjo da guarda, o mestre de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário