segunda-feira, 8 de março de 2010

PLUTÃO: O SENHOR DAS PROFUNDESAS


Plutão, o outro filho de Saturno, herdou o mundo subterrâneo dos mortos. Os Cíclopes deram-lhe um capacete que o tornava invisível- aquele que julga deve ser impenetrável e Plutão julga os mortos encaminhando-os para o Tártaro- onde iam os que tinham agido mal, ou para os campos Elísios- onde iam os que seriam recompesados.

Plutão é o aniquilador, mais também é o transformador. É ele quem faz as sementes se desenvolverem depois de plantadas no solo e quem dá produtividade e abundância nos campos:

O deus das riquezas e dos tesouros escondidos.

O complexo de poder, existente em todos nós, é Plutão- que tanto pode levar a realizações incríveis como á ruina.É ele que tráz à superfície tudo oq está reprimido no inconsciente, dai a sua associação com a psicanálise. O resultado pode ser explosivo, histérico, perturbador ou transformador e curador. E depois que certas coisas são trazidas à luz, não se pode continuar como antes, é preciso começar de novo em outro plano.

Plutão força uma transformação através de uma destruição. As pessoas, todavia, resistem às transformações ou a encarar o que está reprimindo, podendo originar uma neurose ou um vício, onde se tenta esquecer o que deve ser conscientizado.

A energia de Plutão é destrutiva, e no entanto, é um instrumento importante e avançado para o estado psíquico. É a habilidade de penetrar no inconsciente podendo remover todos os obstáculos

que impeçam o desenvolvimento. Plutão, o último planeta até agora, é o estágio final das mudanças e transformações. Ele muda radical e drasticamente. É morte e ressureição: acaba com o que é inútil para que possa renascer algo novo. Sua força é muito grande, dificil de controlar, tomando atitudes compulsivas e obsessivas, sua influência nas pessoas muitas vezes é dúbia: fascina e repele, inclusive sexualmente. O sexo representa o nascimento de uma nova situação, então esse planeta tem uma parte importante na sexualidade, é a corrente sexual e criativa inerente a todos nós e que será manifestada através de Marte.

Plutão é a magia destruidora, a feitiçaria, e a magia alquímica, o estudo das energias na sua mais elevada forma, ele é tudo o que está oculto, e é o fogo que purifica, a fim de que passemos de um estágio para outro. O que nos parece negativo no planeta é apenas o que nós temos de negativo e queremos manter oculto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário