segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SATURNO: O SENHOR DO TEMPO E DO KARMA

Conta Hesíodo que o mundo foi criado assim:
Havia o caos, um imenso espaço aberto e ilimitado. Ai surgiu Gaia, a terra, a primeira realidade sólida. Depois veio a noite, mas ainda restava um espaço vazio sobre Gaia, e para preenchê-lo Gaia criou um ser igual a ela, o céu, Urano.
Gaia e Urano uniram-se e tiveram muitos filhos violentos e tempestuosos: entre eles, os titãs, forças da natureza. Quando o caos ficou organizado com todas as divindades primordiais chamou-se Cosmos. Cronos, assimilado pelos romanos como Saturno, era o filho mais jovem de Urano e Gaia. Como os filhos de Urano eram terríveis e devastadores, Urano atiravá-os no Tártaro, o mundo subterrâneo. E continuava fecundando a mulher. Saturno fica revoltado, mas Gaia também está cansada de ter filhos. Os dois entram num acordo e Gaia dá uma foice, afiada por ela, ao filho, Saturno corta os testículos do pai. Mas Urano não morre, pois ele é imortal. O que morre é o seu reino, que passa a ser ocupado por Saturno. A foice é um símbolo de morte e de colheita, Cronos ou Saturno quer dizer tempo: a fome devoradora da vida, o desejo insaciavel de evolução.
Pela lentidão do planeta sua posição no Zodíaco não tráz marca individual. Funciona como uma das relações do indivíduo com o coletivo. Na antiguidade teve fama de grande maléfico, porque quase todas as coisas negativas eram associadas a ele. Hoje em dia está se reabilitando. Desempenha seu papel na destruição, muitas vezes até por não saberem lidar com a energia dele.
Saturno reduz, mas não é mau. por exemplo, se está calor demais, seria bom se ficasse menos quente. Saturno funciona como o limitador, se uma pessoa quizer experimentar tudo, de derrepente não há mais nada que lhe interesse. Ai o universo começa a resistir aos excessos dizendo não, não pode continuar, agora chega. Isso é Saturno: ele mostra e mantém a realidade, colocando limites, criando uma estrutura, fazendo as regras do jogo. Quando as primeiras comunidades começaram a se desenvolver, a necessidade obrigou a que se criassem certas pressões: os tabus, os preceitos, os deveres, as obrigações, as regras, etc.. Os padrões sociais de Vênus, a necessidade de diminuir ou sublimar a agressividade de Marte, e as leis e virtudes religiosas de Júpiter impuseram os deveres e limitações na comunidade.
Como as pessoas não gostam de encontar limitações, chamam Saturno de maléfico. Mas se encontrarem essas fronteiras e viverem de acordo com elas sem oporem resistência, facilitam suas vidas.
Saturno é a realidade, mas as vezes pensamos que a realidade é a verdade. Realidade é estrutura e limitação, e precisa-se de algo que defina a nossa situação, uma organização que nos dê apoio.
Amadurecer e aceitar as responsabilidades, saber claramente quem somos e de que somos capazes, comprometer-se. Exige obediência e disciplina, podendo ser rígido e sem misericórdia. É o pai ditando ordens; a normalidade das pessoas e situações: Ser estável.
Saturno é aquele que testa a pessoa até ela se tornar forte para continuar seu caminho sozinha, é quem ajuda a construir uma estrutura e a força do caráter. O senhor do karma para mostrar a redenção e o dharma para mostrar a responsabilidade nessa vida: onde aprender as liçoes e se conformar; como começar uma nova vida, apesar dos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário