domingo, 20 de junho de 2010

O SIGNIFICADO DOS NÓDULOS LUNARES NA ASTROLOGIA


Os Nódulos lunares estão sendo usados somente mais recentemente na astrologia ocidental, embora na India sua aplicação seja bastante antiga. Na India, ambos os Nódulos tem conotação maléfica; no ocidente o nódulo norte é considerado mais facil e o nódulo sul mais dificil. Quando um planeta aspecta um deles, automaticamente aspecta o outro também, já que os nódulos caminham juntos. Seu significado tem ligação com os relacionamentos e contatos, o nódulo norte unindo e o sul separando, e como são lunares, esses contatos envolvem sensibilidade e vulnerabilidade emocional. Por serem opostos, indicam situações em que a pessoa quer ir, mas reluta em deixar, quer progredir, mas custa a se movimentar, quer conhecer, mas hesita.

As casas onde os nódulos se encontram indicam áreas onde se deve tomar uma direção e criar ( norte ) e onde se deve afrouxar, pois é um ponto de menor resistência ( sul )

Isso faz com que a pessoa, muitas vezes, sinta-se como um pêndulo: uma vez concentrando em uma área e reprimindo a outra, e vice-versa; ou sentindo tensão nas casas ou nos signos onde se encontram. Assim, pode-se encontrar aspirações com o nódulo norte, pois a pessoa desconhece essa área e procura saber mais, tendo condições de construir alguma coisa ai, com o tempo. É o lugar e a maneira de se fazer o próprio destino. Com o nódulo sul pode-se encontrar resignação. É uma linha de menor resistência, embora nem sempre aparentemente, mas que aparece nas ocasiões problemáticas, em que a pessoa deixa de evoluir. Esotericamente, a pessoa retorna posições já vividas, repete-se porque se sente protegida, numa posição já conhecida, ou seja, caminhos que já trilhamos muitas vezes no passado, tanto, que já estão marcados em nossa alma, e isso muitas vezes nos impede de avançar. Diversos autores dão conotação kármica aos nódulos lunares. O nódulo norte distribui o karma, é a energia do passado; consequentemente os nódulos funcionariam como um canal entre o passado desconhecido e o presente conhecido_ isto é, uma ponte entre a vida passada e a atual. Se a pessoa não tem capacidade de se regenerar os nódulos perdem seu significado no mapa. A posição do nódulo sul indica, portanto, o local onde a energia kármica do passado penetra. Essa energia é redistribuida na vida atual pelo nódulo norte.

Na antiga India usava-se o sistema de castas que foi transplantado também para a posição dos nódulos nas casas. O signo dos nódulos mostra como recebem ( sul ) e distribuem ( norte ) seu karma. Os signos de fogo, de maneira agressiva ou dinâmica, os de ar de maneira intelectual e comunicativa, os de água, de forma emocional e sensível, e os de terra, prática e materialmente.

Quando a pessoa consegue o equilíbrio entre o passado e o presente, ela traça o seu destino. Os nódulos são instrumentos para o equilibrio. As encarnações funcionam da seguinte maneira:

Acontecimentos e experiências de vidas anteriores são assimilados e transforman-se em memória e hábitos nesta vida. A pessoa faz, então, um processo semelhante a digestão, dissolvendo uma parte e retendo somente o que for necessário para a vida atual. Esse resto que fica deve ser refinado para o futuro. Diversos restos acumulados em diversas vidas, finalmente chegam a um estado de exaustão, não são mais úteis e portanto perdem a razão de existir. Tais conceitos, atitudes, hábitos devem ser dispensados definitivamente. Retê-los, por comodidade, significa um desperdício e um estrago. A retenção é o resultado do medo do desconhecido e das mudanças que podem surgir. A retenção consiste na familiaridade e ligação que se tem a alguma coisa ou pessoa. Mas tudo o que se detem além do tempo um dia morre. Esse fim é um bloqueio da energia e impede o desenvolvimento pessoal. A alma não progride e adormece. O nódulo sul é o que precisa ser deixado pra tráz para não impedir a evolução, ainda que a pessoa sinta medo de largar ou remorso. O nódulo norte é o caminho do crescimento. Consequentemente os nódulos tem um significado de evitar e aproximar. Para entendê-los é preciso atenção e perseverança.

Na Astrologia Kármica o eixo dos nódulos indica o destino ou propósito desta encarnação e ultrapassa o sentido do sol.

Um comentário:

  1. eu gostei muito da definição, principalmente da última parte.
    Se houvesse uma forma de saber nosso nodulo astral, seria melhor ainda. Aí vai a sugestão.
    abraços

    ResponderExcluir