sábado, 19 de junho de 2010

OS NÓDULOS LUNARES


Os Nódulos Lunares originam-se quando a órbita da Lua atravessa a eclíptica, e estão numa distância de 180° entre sí- isto é, um em oposição ao outro. Os nódulos lunares são dois:

Nódulo Lunar Norte, também chamado " cabeça do dragão" e o nódulo lunar sul, também chamado " cauda do dragão" ( mitologicamente)

O nódulo lunar norte forma-se quando a Lua atravessa a eclítica do lado norte e o nódulo lunar sul ocorre quando a Lua atravessa a eclítica no seu lado oposto, ao sul.

A palavra nódulo significa, astronomicamente, o ponto em que um planeta atravessa o plano de órbita de outro planeta. A eclítica é o plano da órbita da Terra no seu caminho em volta do Sol. Quando a lua faz uma intersecção nesse plano cria o seu nódulo. O mesmo acontece com qualquer outro planeta, entretanto, pela aproximação da Lua com a Terra, somente o seu nódulo lunar será estudado e considerado importante na análise do mapa.

Quando o Sol está perto dos nódulos lunares acontecem as eclípses. Por isso que a mitologia diz que nos nódulos mora um dragão que engole o Sol ou a Lua cada vez que um desses astros se aproxima deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário