quarta-feira, 16 de junho de 2010

LILITH: MITO


Lilith, considerada como os instintos do homem e como sua força sexual, tem várias estórias. A começar como sendo "a outra" ou " o outro" no triângulo amoroso.

Para os Assírios era considerada um demônio e por ai se vê como ela é falada desde a antiguidade. No Talmud aparece como a 1º mulher de Adão, criada da lama e que costumava perturbar os demônios. Outros dizem que era a mulher de Samael e da qual surgiram as imagens de Adão e Eva. No Zohar também é assimilada como rainha de demônios que incitava os homens.

Na kabala, pode corresponder ao 10º sefiroth, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sugeita a tentações e frustações. Lilith tem a fama de influir nas práticas sexuais proibidas, nas perversões e neuroses, em qualquer desequilíbrio sexual. Era uma deusa lunar que desceu aos infernos, virgem, como significado de mulher livre que assume seus desejos sem necessitar de uma união legal. Tem um papel ambivalente, daquela que toma mas não dá, daquela que é auto-erótica e tanto pode castrar o homem como despertar a sua consciência.Diz-se que Lilith interfere no equilibrio da natureza, colocando-se entre duas coisas, situações ou pessoas, desejando sempre chamar a atenção. É mágica, magnética e fascinante, dificil de ser ignorada. Sinistra, utiliza-se dos pontos vulneráveis dos homens fazendo com que suas vitimas se enterrem cada vez mais. A casa onde Lilith está mostra onde podem fazer escolhas erradas, traz uma diminuição nos assuntos da casa, ou tentações.

Nesse local deve-se reavaliar atitudes e tentar sempre um melhor caminho,lembrando-se que a escolha deve ser unicamente da pessoa. Preenche-se o potencial por aquilo que se pensa. Mas nunca é tarde para se recompor. A falta de harmonia que Lilith traz também tem um propósito: o desapego, impessoalidade. A pessoa pode usar a sua força mágica de maneira impessoal, descobrindo seus próprios talentos em vez de procurar substitutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário