terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

URANO: O SENHOR DA LIBERDADE


Urano, senhor dos céus, o mais velho dos deuses, marido de Gaia ( a terra ) e pai de Cronos( Saturno), o primeiro soberano. Povoam o mundo de gigantes (os titãs) símbolo das forças violentas que povoaram o mundo(os cataclismas do inicio do mundo). Urano, com o tempo, passa a odiar seus filhos, não quer mais vê-los e obriga-os a ficar no ventre da mãe, Gaia ou Terra. Enterrados na escuridão, pois para chegar a luz, chegar a evoluir, é preciso tempo. Ele simboliza o homem com medo da verdade, fechando os olhos ao que não quer ver e capaz de crucificar aquele que quer tirá-lo da ignorância.

Na Astrologia, Urano é uma espécie de remédio para os problemas de Saturno. quando Saturno limita demais ou fica na rotina, Urano vem e rompe ou destrói, quebra um padrão estabelecido e convencional, traz a libertação e a inovação. É a expansão da consciência, o encontro com mundos diferentes.É como um raio de luz atavessando a escuridão: a eletricidade. É também uma rebeldia que se recusa a cooperar e entrar na ordem social; onde ele toca deixa a sua marca original, para esse planeta tudo é diferente e muitas vezes errático, e isso pode ser destrutivo, porque não se interessa pelo que os outros possam sentir, além do que, mudar só por mudar não leva a nada. Mudar sim, para progredir. Reformar sim, anarquizar não. Experimentar é importante, pois só assim pode-se avançar.

Urano é técnica, é eletrônica, é matemática, é computador, é o flash intuitivo, as novas idéias, as ciências alternativas. Urano é o antídoto da cristalização, aquele que desintegra a forma e a estrutura. Por funcionar sempre dinamicamente, ele é o alquimista, o mago, o artista criativo, o astrólogo. Urano não se apega, ele transcende as relações pessoais e cria as relações humanas. Está acima das ilusões das fases materiais, não é possessivo, nem tem medo. Aquele que resiste á evolução poderá ser forçado, violentamente, por Urano a desorganizar sua vida, a romper uma situação equivocada e dar novos rumos a sua existência.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

SATURNO: PAI DISCIPLINADOR


SATURNO: O SENHOR DO TEMPO E DO KARMA

Conta Hesíodo que o mundo foi criado assim:
Havia o caos, um imenso espaço aberto e ilimitado. Ai surgiu Gaia, a terra, a primeira realidade sólida. Depois veio a noite, mas ainda restava um espaço vazio sobre Gaia, e para preenchê-lo Gaia criou um ser igual a ela, o céu, Urano.
Gaia e Urano uniram-se e tiveram muitos filhos violentos e tempestuosos: entre eles, os titãs, forças da natureza. Quando o caos ficou organizado com todas as divindades primordiais chamou-se Cosmos. Cronos, assimilado pelos romanos como Saturno, era o filho mais jovem de Urano e Gaia. Como os filhos de Urano eram terríveis e devastadores, Urano atiravá-os no Tártaro, o mundo subterrâneo. E continuava fecundando a mulher. Saturno fica revoltado, mas Gaia também está cansada de ter filhos. Os dois entram num acordo e Gaia dá uma foice, afiada por ela, ao filho, Saturno corta os testículos do pai. Mas Urano não morre, pois ele é imortal. O que morre é o seu reino, que passa a ser ocupado por Saturno. A foice é um símbolo de morte e de colheita, Cronos ou Saturno quer dizer tempo: a fome devoradora da vida, o desejo insaciavel de evolução.
Pela lentidão do planeta sua posição no Zodíaco não tráz marca individual. Funciona como uma das relações do indivíduo com o coletivo. Na antiguidade teve fama de grande maléfico, porque quase todas as coisas negativas eram associadas a ele. Hoje em dia está se reabilitando. Desempenha seu papel na destruição, muitas vezes até por não saberem lidar com a energia dele.
Saturno reduz, mas não é mau. por exemplo, se está calor demais, seria bom se ficasse menos quente. Saturno funciona como o limitador, se uma pessoa quizer experimentar tudo, de derrepente não há mais nada que lhe interesse. Ai o universo começa a resistir aos excessos dizendo não, não pode continuar, agora chega. Isso é Saturno: ele mostra e mantém a realidade, colocando limites, criando uma estrutura, fazendo as regras do jogo. Quando as primeiras comunidades começaram a se desenvolver, a necessidade obrigou a que se criassem certas pressões: os tabus, os preceitos, os deveres, as obrigações, as regras, etc.. Os padrões sociais de Vênus, a necessidade de diminuir ou sublimar a agressividade de Marte, e as leis e virtudes religiosas de Júpiter impuseram os deveres e limitações na comunidade.
Como as pessoas não gostam de encontar limitações, chamam Saturno de maléfico. Mas se encontrarem essas fronteiras e viverem de acordo com elas sem oporem resistência, facilitam suas vidas.
Saturno é a realidade, mas as vezes pensamos que a realidade é a verdade. Realidade é estrutura e limitação, e precisa-se de algo que defina a nossa situação, uma organização que nos dê apoio.
Amadurecer e aceitar as responsabilidades, saber claramente quem somos e de que somos capazes, comprometer-se. Exige obediência e disciplina, podendo ser rígido e sem misericórdia. É o pai ditando ordens; a normalidade das pessoas e situações: Ser estável.
Saturno é aquele que testa a pessoa até ela se tornar forte para continuar seu caminho sozinha, é quem ajuda a construir uma estrutura e a força do caráter. O senhor do karma para mostrar a redenção e o dharma para mostrar a responsabilidade nessa vida: onde aprender as liçoes e se conformar; como começar uma nova vida, apesar dos problemas.