domingo, 27 de junho de 2010

QUÍRON


Curando a nós mesmos através dos outros:


Quíron é um asteróide entre Saturno e Urano. Foi descoberto em 1977, e muitos astrólogos acham ser o regente de Virgem, signo que divide o planeta Mercúrio com Gêmeos. Mas Quíron ainda não foi aceito, de modo que os estudos em torno dele são experimentais. Quíron simbolizaria uma área onde teríamos uma ferida. É como se tivéssemos sido feridos com uma flecha envenenada naquele signo e casa onde está na nossa carta natal. É como se tivéssemos uma excelente percepção de como curar os outros naquela área específica, mas não soubéssemos como curar a nós mesmos. Ou fôssemos compelidos a curar os outros como forma de curar a nós mesmos. Quíron também mostra uma área aonde temos um talento instintivo. Por exemplo, se você tem Quíron em Virgem, pode saber naturalmente lidar com plantas, ervas, alimentação, saúde. Pode ser o tipo de pessoa que tem uma habilidade curativa mesmo sem saber. Tudo isso se baseia no mito de Quíron, um centauro que teria sido adotado pelo deus Apolo. Sob a proteção de Apolo,Quíron, metade homem, metade cavalo, tornou-se médico, sábio, terapeuta, professor, profeta e músico. Um dia, ao tentar salvar um centauro que teria sido ferido por uma flecha envenenada, Quíron acabou por também se ferir e se envenenar. Ele conseguiu curar o centauro, mas não a si próprio, e o seu sofrimento tornou-se bastante grande. Mas Quíron era imortal, de modo que estava fadado a sofrer para sempre. Sabendo então, que Prometeu estava acorrentado por ter roubado o fogo para a humanidade, Quíron decidiu participar de uma troca: A liberdade

de Prometeu por sua imortalidade. Dessa forma, teria a chance de se livrar do seu infortúnio de sofrer eternamente pela ferida incurável, transformando-se na constelação do Centauro.

O ponto onde Quíron está no seu mapa mostra uma área em que você é talentoso, tem habilidades ( exatamente como no mito ), mas também foi ferido e tem que estar sempre atento para agir de forma positiva naquele setor. Parece que prestando serviço aos outros, você encontra mais facilmente a sua cura naquela área.

domingo, 20 de junho de 2010

O SIGNIFICADO DOS NÓDULOS LUNARES NA ASTROLOGIA


Os Nódulos lunares estão sendo usados somente mais recentemente na astrologia ocidental, embora na India sua aplicação seja bastante antiga. Na India, ambos os Nódulos tem conotação maléfica; no ocidente o nódulo norte é considerado mais facil e o nódulo sul mais dificil. Quando um planeta aspecta um deles, automaticamente aspecta o outro também, já que os nódulos caminham juntos. Seu significado tem ligação com os relacionamentos e contatos, o nódulo norte unindo e o sul separando, e como são lunares, esses contatos envolvem sensibilidade e vulnerabilidade emocional. Por serem opostos, indicam situações em que a pessoa quer ir, mas reluta em deixar, quer progredir, mas custa a se movimentar, quer conhecer, mas hesita.

As casas onde os nódulos se encontram indicam áreas onde se deve tomar uma direção e criar ( norte ) e onde se deve afrouxar, pois é um ponto de menor resistência ( sul )

Isso faz com que a pessoa, muitas vezes, sinta-se como um pêndulo: uma vez concentrando em uma área e reprimindo a outra, e vice-versa; ou sentindo tensão nas casas ou nos signos onde se encontram. Assim, pode-se encontrar aspirações com o nódulo norte, pois a pessoa desconhece essa área e procura saber mais, tendo condições de construir alguma coisa ai, com o tempo. É o lugar e a maneira de se fazer o próprio destino. Com o nódulo sul pode-se encontrar resignação. É uma linha de menor resistência, embora nem sempre aparentemente, mas que aparece nas ocasiões problemáticas, em que a pessoa deixa de evoluir. Esotericamente, a pessoa retorna posições já vividas, repete-se porque se sente protegida, numa posição já conhecida, ou seja, caminhos que já trilhamos muitas vezes no passado, tanto, que já estão marcados em nossa alma, e isso muitas vezes nos impede de avançar. Diversos autores dão conotação kármica aos nódulos lunares. O nódulo norte distribui o karma, é a energia do passado; consequentemente os nódulos funcionariam como um canal entre o passado desconhecido e o presente conhecido_ isto é, uma ponte entre a vida passada e a atual. Se a pessoa não tem capacidade de se regenerar os nódulos perdem seu significado no mapa. A posição do nódulo sul indica, portanto, o local onde a energia kármica do passado penetra. Essa energia é redistribuida na vida atual pelo nódulo norte.

Na antiga India usava-se o sistema de castas que foi transplantado também para a posição dos nódulos nas casas. O signo dos nódulos mostra como recebem ( sul ) e distribuem ( norte ) seu karma. Os signos de fogo, de maneira agressiva ou dinâmica, os de ar de maneira intelectual e comunicativa, os de água, de forma emocional e sensível, e os de terra, prática e materialmente.

Quando a pessoa consegue o equilíbrio entre o passado e o presente, ela traça o seu destino. Os nódulos são instrumentos para o equilibrio. As encarnações funcionam da seguinte maneira:

Acontecimentos e experiências de vidas anteriores são assimilados e transforman-se em memória e hábitos nesta vida. A pessoa faz, então, um processo semelhante a digestão, dissolvendo uma parte e retendo somente o que for necessário para a vida atual. Esse resto que fica deve ser refinado para o futuro. Diversos restos acumulados em diversas vidas, finalmente chegam a um estado de exaustão, não são mais úteis e portanto perdem a razão de existir. Tais conceitos, atitudes, hábitos devem ser dispensados definitivamente. Retê-los, por comodidade, significa um desperdício e um estrago. A retenção é o resultado do medo do desconhecido e das mudanças que podem surgir. A retenção consiste na familiaridade e ligação que se tem a alguma coisa ou pessoa. Mas tudo o que se detem além do tempo um dia morre. Esse fim é um bloqueio da energia e impede o desenvolvimento pessoal. A alma não progride e adormece. O nódulo sul é o que precisa ser deixado pra tráz para não impedir a evolução, ainda que a pessoa sinta medo de largar ou remorso. O nódulo norte é o caminho do crescimento. Consequentemente os nódulos tem um significado de evitar e aproximar. Para entendê-los é preciso atenção e perseverança.

Na Astrologia Kármica o eixo dos nódulos indica o destino ou propósito desta encarnação e ultrapassa o sentido do sol.

sábado, 19 de junho de 2010

OS NÓDULOS LUNARES


Os Nódulos Lunares originam-se quando a órbita da Lua atravessa a eclíptica, e estão numa distância de 180° entre sí- isto é, um em oposição ao outro. Os nódulos lunares são dois:

Nódulo Lunar Norte, também chamado " cabeça do dragão" e o nódulo lunar sul, também chamado " cauda do dragão" ( mitologicamente)

O nódulo lunar norte forma-se quando a Lua atravessa a eclítica do lado norte e o nódulo lunar sul ocorre quando a Lua atravessa a eclítica no seu lado oposto, ao sul.

A palavra nódulo significa, astronomicamente, o ponto em que um planeta atravessa o plano de órbita de outro planeta. A eclítica é o plano da órbita da Terra no seu caminho em volta do Sol. Quando a lua faz uma intersecção nesse plano cria o seu nódulo. O mesmo acontece com qualquer outro planeta, entretanto, pela aproximação da Lua com a Terra, somente o seu nódulo lunar será estudado e considerado importante na análise do mapa.

Quando o Sol está perto dos nódulos lunares acontecem as eclípses. Por isso que a mitologia diz que nos nódulos mora um dragão que engole o Sol ou a Lua cada vez que um desses astros se aproxima deles.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

LILITH: MITO


Lilith, considerada como os instintos do homem e como sua força sexual, tem várias estórias. A começar como sendo "a outra" ou " o outro" no triângulo amoroso.

Para os Assírios era considerada um demônio e por ai se vê como ela é falada desde a antiguidade. No Talmud aparece como a 1º mulher de Adão, criada da lama e que costumava perturbar os demônios. Outros dizem que era a mulher de Samael e da qual surgiram as imagens de Adão e Eva. No Zohar também é assimilada como rainha de demônios que incitava os homens.

Na kabala, pode corresponder ao 10º sefiroth, Malkuth, que reina no submundo e na escuridão, incapaz de contatar com Deus, sempre sugeita a tentações e frustações. Lilith tem a fama de influir nas práticas sexuais proibidas, nas perversões e neuroses, em qualquer desequilíbrio sexual. Era uma deusa lunar que desceu aos infernos, virgem, como significado de mulher livre que assume seus desejos sem necessitar de uma união legal. Tem um papel ambivalente, daquela que toma mas não dá, daquela que é auto-erótica e tanto pode castrar o homem como despertar a sua consciência.Diz-se que Lilith interfere no equilibrio da natureza, colocando-se entre duas coisas, situações ou pessoas, desejando sempre chamar a atenção. É mágica, magnética e fascinante, dificil de ser ignorada. Sinistra, utiliza-se dos pontos vulneráveis dos homens fazendo com que suas vitimas se enterrem cada vez mais. A casa onde Lilith está mostra onde podem fazer escolhas erradas, traz uma diminuição nos assuntos da casa, ou tentações.

Nesse local deve-se reavaliar atitudes e tentar sempre um melhor caminho,lembrando-se que a escolha deve ser unicamente da pessoa. Preenche-se o potencial por aquilo que se pensa. Mas nunca é tarde para se recompor. A falta de harmonia que Lilith traz também tem um propósito: o desapego, impessoalidade. A pessoa pode usar a sua força mágica de maneira impessoal, descobrindo seus próprios talentos em vez de procurar substitutos.

sábado, 12 de junho de 2010

LILITH: ORIGEM


Não se sabe bem o que é Lilith, se um asteróide que recebeu o nº 1181, se o diâmetro que liga o perigeu ao apogeu da Lua ( perigeu- quando está mais perto da Terra, apogeu quando está mais longe da Terra ), se uma pequena Lua, que brilha com o reflexo do Sol e aparece apenas como uma sombra na face do Sol, e não como um corpo vi´sivel no espaço.

A Lilith somente pode ser vista quando faz conjunção com o Sol, por isso a dificuldade em se estabelecer o seu movimento diário, usa-se, então um movimento médio mensal.

Em 22/11/1897, Lilith foi descoberto por Waltemath como um corpo celestial. O famoso astrólogo Sepharial que vivia nessa época, deu-lhe o nome de Lilith, interpretando-o como um satélite escuro, obstrutivo e fatal. Existem duas Liliths: a primeira, foi estudada pelo astrônomo alemão George Waltemath no século XIX, estudada também nos Estados Unidos. Tem relação com a órbita do asteróide ou com um órbita vazia de uma antiga Lua que afastou-se da Terra ou foi absorvida por ela- neste caso, não existe astronomicamente, embora exerça influência astrológica. A segunda Lilith foi chamada de Lulu ou lua negra por Sepharial, e foi estudada por Don Neroman, diretor e fundador do colégio astrológico da França. A Lulu corresponde ao apogeu da Lua, quando este astro está mais distante da Terra. Quando a Lua está mais perto da Terra, encontra-se no perigeu.

Em qualquer de suas formas, o significado de Lilith é:


* Intransigência firme, lucidez sem debilidade, despertar de consciência

* Tudo o que é proibido, inacessível, impossível

* Influência no comportamento sexual e neuroses, namorte ( terrores mortais, medo de morrer )

* Ponto de sublimação dos instintos ( desenvolvendo uma criatividade qualquer )

* Aspectos críticos podem indicar perigo, problemas psicológicos com pais, sexuais ou outros originados por revezes e conflitos, traumas, problemas ocultos no inconsciente, morbidêz, etc..

A espécie de problema tendo relação com o planeta envolvido no aspecto, signo e casa.

domingo, 6 de junho de 2010

RODA DA FORTUNA: SIGNIFICADO


A Roda da fortuna ( cujo símbolo gráfico é o simbolo do planeta Terra: a cruz da matéria dentro do circulo ) é um ponto pessoal e intimo porque é a sintese dos 3 símbolos mais importantes e personalizados no gráfico astrológico: ascendente, Sol e Lua.

Significa portanto, uma projeção de personalidade, embora muitas pessoas associem-na à riqueza e a fortuna. caracteriza um tipo de personalidade que a pessoa gostaria de projetar ou como a pessoa se exterioriza naturalmente. É, portanto, um ponto de alegria e felicidade. É o simbolo da prosperidade, das aspirações e ideais do homem: a esperança. Todos nós, instintivamente, sabemos que em algum lugar existe um pote de ouro, a terra prometida. Cada obstáculo que vencemos aproximamos mais dessa terra. Os momentos de felicidade são poucos em comparação com os momentos que passamos em busca da felicidade. Algumas vezes as pessoas se cansam ou se desesperam e esquecem do seu ideal. A roda da fortuna, a nossa alegria e felicidade, o nosso ideal, pode depender da casa onde ela está situada. Essa casa revela onde está a força vital da pessoa, onde essa força é recebida e usada, que circunstâncias de vida e experiências poderão trazer bem -estar e onde o indivíduo projeta sua personalidade com facilidade. É nesse local que a pessoa deve se comprometer com seus ideiais e lutar com seus próprios conflitos.

O 1° conflito encontrado é através do signo solar, porque o Sol mostra quem nós somos e qual o nosso propósito de vida. O 2° conflito aparece com o signo lunar, pois é por ai que reagimos emocionalmente ás circunstâncias externas, e a emoção não deve ser controlada e sim harmonizada.O 3° conflito é o ascendente, pois na natureza sempre é preciso haver uma 3° coisa para equilibrar os 2 pontos da gagorra.

A Roda da fortuna, então, é essa pirãmide, a união dos 3 pontos, quando Sol, Lua e Ascendente estão em harmonia entre si.