domingo, 25 de outubro de 2009

A LUA E O PASSADO - VIVER O ONTEM OU O HOJE?


Na Astrologia, a Lua além de reger nossas emoções, rege também o passado, todas aquelas coisas que ficaram arquivadas em nossa memória e teimam em querer sair a todo instante. Hoje me parei a meditar no quanto cada um de nós vive seu passado muito mais do que seu presente, de forma inconsciente, aleatória,sem se dar conta do que realmente está fazendo com sua vida. Durante muitos anos escutei de muitas pessoas diferentes que o mais importante na vida era o AGORA, porque o passado já foi, não volta mais, e o futuro é só uma promessa, enquanto que o presente, o eterno agora, é tudo o que temos. Confesso que nunca entendi isso direito e ficava meio chateada quando alguém me falava isso, porque pra mim, o passado me parecia tão convidativo,um lugar acalentador que me chamou pela vida inteira, e o futuro então, uma promessa de realização de todos os meus sonhos, então olhar para o dificil e tão sem graça momento atual, passou a ser um tabu para mim, algo que eu queria fugir o mais que pudesse.

Mais chega uma hora que precisamos enfrentar nossos fantasmas, nossas tristezas, nossos desafios, esse é o momento de crescer e já não há mais tempo para fugir. Outro dia eu falava sobre isso com uma amiga, de como é duro crescer, saber que temos lições a aprender, muitas vezes duras lições, e que não adianta chorar, sapatear, gritar, ou até podemos fazer tudo isso, mais depois é hora de secar as lágrimas, levantar e continuar a luta, porque não haverá nenhum ser iluminado que vai desviar o sofrimento do nosso caminho, ninguém vai fazer a lição por nós, porque na verdade somos legisladores das leis que regem nossa vida. Comecei falando na Lua e no passado, porque sei que a maioria das pessoas são regidas por ela, pelas suas emoções, e pelo tanto que as emoções passadas enfluenciam suas vidas, sei que me incluo entre elas, sei que preciso fechar portas que dão acesso ao passado, sei que vivo o hoje e não o ontem, por isso essas portas precisam ser fechadas, sei de tudo isso e mesmo assim não consigo fazer, porque é difícil, é doloroso, é complicado. Mais sigo tentando, ter uma vida mais harmoniosa, mais feliz, mais plena, aqui e AGORA, trabalhando para isso a cada dia, buscando novas formas de viver e acertar, essa é ou deveria ser a meta de todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário